Aprenda como alterar o tamanho de rodas e pneus

Fabricantes e Código Brasileiro de Trânsito estabelecem parâmetros para motoristas que desejam instalar conjunto com características diferentes

cooperseguros 28 de Novembro de 2018 as 11:18:13

Por Alexandre Carneiro

Afinal, é possível alterar as medidas das rodas e dos pneus do carro? Seja pela vontade de deixar o possante com um visual mais incrementado ou simplesmente com a finalidade de economizar, adquirindo pneus menores e mais baratos no momento de substituí-los, muitos motoristas fazem, ou pensam em fazer, esse tipo de modificação. Pode ou não pode?

Primeiramente, vale destacar que a legislação estabelece critérios para fazer tal tipo de mudança. Segundo o Artigo 8º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), fica proibido “o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda”. Desse modo, é possível instalar uma roda maior, por exemplo, desde que ela seja montada em um pneu de perfil mais baixo, de modo que o diâmetro dos dois componentes juntos não seja alterado.

Além disso, o Artigo 8º do CTB também determina que “a utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo” também é proibida. Dirigir um veículo “com a cor ou característica alterada,” segundo o texto, é infração gravíssima, punida com multa e apreensão do bem.

Do ponto de vista técnico, também é preciso atentar para determinados critérios, para não colocar a segurança dos ocupantes em risco. “Existem algumas regras que devem ser seguidas para não comprometer a dirigibilidade e os sistemas eletrônicos do veículo,” explica José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone. “Embora recomendemos sempre utilizar as medidas indicadas pelo fabricante do carro, que as determinou na definição do comportamento dinâmico, sabemos que existem consumidores que querem alterar as dimensões originais”, ressalva.

A regra básica é a mesma prescrita pela lei: “O diâmetro externo do pneu substituto deve ser igual ao do pneu original, já que o velocímetro e os sistemas de ABS e de controle de tração, entre outros, utilizam essa medida como referência“, explica Quadrelli.

De acordo com o especialista, tecnicamente, há uma tolerância de 3% para mais ou para menos. Desse modo, um motorista que pretende instalar rodas maiores em um automóvel que utiliza componentes de aro 15, calçados com pneus 195/65 R15, não terá problemas de dirigibilidade em adotar, por exemplo, por um jogo de pneumáticos 195/60 R16 (diferença de 0,9%), mas não deve instalar um de 195/60 R17 (diferença de 4,9 %).

O problema é que a lei não faz qualquer menção a essa diferença de até 3% (o texto faz concessões apenas ao estepe do carro). Desse modo, se a fiscalização conseguir constatar qualquer mudança no diâmetro dos pneus do veículo, mesmo pequena e dentro de tal tolerância, o motorista pode ser punido. É o que pondera a advogada especialista em trânsito Luciana Mascarenhas: “sendo verificado pelo agente ou policial que o diâmetro do conjunto pneu/roda não se manteve inalterado, entendo que ele aplicaria a multa prevista no Artigo 230 CTB”, pontua.

Fonte: autopapo

 

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